Carro dá partida mas não pega? Defeito comum em vários veículos
Quando o veículo não entra em funcionamento, é bem comum nas oficinas que os profissionais comecem suas buscas pelos sensores de rotação e fase que, por sua vez, são responsáveis por avisar ao módulo sobre a posição dos eixos virabrequim e comando de válvulas respectivamente, devido à sua importância para o sistema. Mas na grande maioria dos casos, o defeito é bem mais simples do que isso! Claro que existem casos e casos. Eu mesmo já peguei HB20 com dificuldade para entrar em funcionamento, e o defeito estava no sensor de temperatura do liquido de arrefecimento do motor. Este se encontrava sem alimentação negativa, devido à um curto-circuito dentro do módulo de injeção, e o carro não pegava! Mas estes são minoria dos casos.
Reparador diagnosticando veículo |
O mais comum de se ver em casos assim é algo tão simples que, muitos nem sequer dão atenção, e acabam trocando várias peças do carro, gastando dias com desmontagem e montagem e motor, e o defeito era apenas... um fusível! Isso mesmo! Um fusível responsável por alguma parte importante do sistema de injeção que se rompeu, pode ser a causa das suas dores de cabeça com carro que não pega.
Analisando este trecho do esquema elétrico do HB20 1.0 de 12 válvulas com sistema Bosch ME 17.9.11.1 obtido pela enciclopédia Dr. IE, podemos perceber que há vários fusíveis responsáveis por proteger partes importantes para o funcionamento do motor do veículo.
Trecho do esquema elétrico do HB20 3cil. da Dr. IE |
Você pode perceber por exemplo que, se o fusível f22i de 15 amperes se romper, as bobinas deixam de receber a alimentação necessária para executar o centelhamento dentro da câmara de combustão, impedindo que o veículo entre em funcionamento. Ou ainda, se o f32i de 10 amperes se romper, o módulo deixa de receber pós-chave (alimentação positiva 15+) e o veículo também não funciona.
Então fica a dica! E quem sabe da próxima vez que se deparar com um defeito desse, consiga resolvê-lo em menos de cinco minutos, apenas trocando um fusível
0 Comentários
Comenta aqui a sua experiência para ajudar os colegas!