Esquema elétrico ECU do Palio 1.0 e 1.8 8v

Esquema elétrico ECU do Palio 1.0 e 1.8 8v

    Mais um esquema elétrico para nossos amigos reparadores! Desta vez o diagrama do Palio 2005 com motor 1.0 e 1.8 oito válvulas que utiliza o sistema IAW 4SF. E como todos nós sabemos, as ferramentas mais caras, os aparelhos mais sofisticados e os equipamentos mais modernos sozinhos, não resolvem nada! Por isso é sempre importante buscar conhecimento e saber operar tais equipamentos.

    Da mesma forma, mais valem boas habilidades com um simples "multímetro amarelinho" do que um super esquema elétrico completíssimo nas mãos de quem não consegue interpretá-lo. E sabendo disso, me preocupei não só em conseguir o esquema elétrico mas, também em ajudá-los a fazer bom proveito dele.

    No esquema abaixo temos logo no centro da imagem a representação do módulo (ECU - Eletronic Command Unit). Dele saem os fios para os conectores de seus respectivos sensores/atuadores com indicações da cor do fio e da numeração do conector. Os pontos de aterramento são representados por "três risquinos", parecidos com uma antena.
    
    
    O principal objetivo de um esquema elétrico como este é identificar os fios dos componentes em seus respectivos pinos do conector da UCE, a fim de medir sua continuidade e verificar se não há rompimento do chicote ou curtos. Com um multímetro na escala de continuidade (geralmente representada por um símbolo similar ao de aterramento) é possível realizar essa conferência.

    Há ainda outras duas escalas do multímetro que são muito importantes de se conhecer: a de Tensão e a de Resistência.

    A escala de tensão é comumente utilizada por todos os reparadores, eletricistas ou mecânicos, para conferir a "voltagem" da bateria e a tensão de carga do alternador por exemplo mas, também é muito útil para avaliar a alimentação dos componentes do sistema de injeção eletrônica, bem como avaliar o sinal emitido por eles.
    A escala de Resistência, também muito útil para verificações no sistema, nos permite avaliar se o "enrolamento interno" dos componentes está rompido ou adulterado por exemplo.

    Na tabela abaixo você confere alguns valores de tensão e resistências de alguns componentes da injeção eletrônica.


    Então, eu espero que tenha conseguido ajudar você e, se este conteúdo te ajudou de alguma forma, comenta aí embaixo para a gente interagir junto!

    Um forte abraço e até a próxima!



Postar um comentário

0 Comentários