Acelerador do Gol não responde?

O acelerador eletrônico não responde corretamente?


    Um defeito muito comum nos veículos Gol e Fox que utilizam o sistema IAW 4BV da Magneti Marelli mas, que não é exclusivo nesse sistema! Muitos outros automóveis que utilizam a tecnologia do acelerador eletrônico podem e apresentam os mesmos sintomas.

    Muitos ainda o chamam de "TBI" (Throttle Body Injection - Injeção no Corpo de Aceleração) por causa do componente que substituía o antigo carburador, presente nos primeiros sistemas de injeção eletrônica que injetavam o combustível direto no corpo de borboleta mas, essa é uma associação incorreta que se popularizou grandemente no meio das oficinas e espaços de reparação. Diferentemente do TBI, o corpo de borboleta não injeta o combustível antes da borboleta, apenas controla a quantidade de ar que entra na câmara de combustão, regulando a rotação de marcha lenta e a carga solicitada pelo acelerador eletrônico por exemplo. E por ter um papel tão importante na condução do veículo esse simples componente precisa de muita atenção na hora de realizar a manutenção do automóvel pois, ele pode fazer com que o motor nem entre em funcionamento em alguns casos.


    Um defeito muito comum nesses dois veículos que citamos era a perda de controle de aceleração que, em alguns casos fazia com que o carro parasse de acelerar e em outros, oscilava a marcha lenta. Muitas das vezes era apenas sujeira na borboleta e um simples descarbonizante resolvia o problema e o carro podia viajar tranquilo. Porém, esse defeito também pode aparecer como resultado de outros problemas presente no veículo.

    Como dito anteriormente, antes de qualquer teste, certifique-se de que o corpo de borboleta não está sujo. Se houver sinais de sujeira na borboleta, principalmente nas regiões de vedação, limpe utilizando um spray descarbonizante com o carro acelerado. Evite acelerações acima de 2000 rpm com o veículo parado pois, isso pode ser prejudicial ao motor.

    A Bateria. Ela é um dos componentes mais importantes no carro. Ela é responsável por alimentar todo o sistema elétrico e por dar partida no motor através do motor de partida e, é nesse momento que tudo acontece. Quando a tensão da bateria é insuficiente no momento da partida, o módulo de controle do motor inicia o funcionamento com uma tensão incorreta, fazendo com que todo o sistema eletrônico trabalhe incorretamente.

    Então o cliente reclama que o limpador de para-brisas traseiro está ligando sozinho, o rádio desconfigura, o farol liga sozinho e entre outros relatos que parecem até bizarros mas, tudo porque a bateria já não suporta dar a primeira partida no motor.

    Um teste bem rápido para saber se a bateria ainda está em boas condições para uso é feito com um Multímetro na função Voltímetro. Verifique com o multímetro se no momento da partida do motor a tensão da bateria permanece acima de 10 volts. Se ela cair para um valor abaixo disso, já pode causar problemas em alguns sistemas. Já aproveita e confere se os polos não estão sujos e com zinabre. Isso também gera grandes transtornos a central eletrônica.

    Um teste mais completo é feito com um "Teste de Bateria", equipamento que mede, entre outras coisas, o CCA da bateria - Cold Cranking Amper, que é a carga máxima que a bateria consegue enviar em uma partida a frio (padrão do teste é 0ºF ou -18 ºC). Na própria bateria tem a descrição de sua capacidade de CCA.

    Na bateria também costuma vir a data de fabricação, que é de grande utilidade para saber o estado da vida útil dela. Uma bateria que fica em um carro de passeio, que é usado só para passear de vez em quando, pode durar em torno de 2 a 3 anos e meio, dependendo do fabricante. Já uma bateria instalada em um carro que está sempre em uso fazendo longas viagens, pode durar até 4 anos ou mais. Claro que há outros fatores que influenciam na durabilidade da bateria mas, se a sua já estiver próxima dessa data, é bom já considerar uma futura troca.

    Se sua bateria está em bom estado, e o corpo de borboleta do motor já tiver sido limpo, certamente o seu problema foi solucionado. Caso ainda não tenha resolvido o problema, convém analisar o sistema com mais cuidado através de um Scanner Automotivo para verificar se todos os parâmetros estão em conformidade.

    Se interessa por conteúdos como este? Aqui estamos sempre buscando informações e conteúdos realmente úteis e valiosos para quem atua no ramo automotivo, desde veículos linha leve (ciclo Otto) até veículos de linha pesada (ciclo Diesel) 🚗🚚!!

    SE ISSO TE AJUDOU DE ALGUMA FORMA, COMPARTILHE ESTE POST COM SEUS AMIGOS!! VAMOS FICAR MUITO AGRADECIDOS 👊👊😀😀!!



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sugestão de conteúdo? Manda pra gente por e-mail aqui em baixo! Faremos o possível para trazer um conteúdo de qualidade para você!

    ResponderExcluir

Comenta aqui a sua experiência para ajudar os colegas!