Vale a pena ter um carro por assinatura?
Os serviços de assinatura de veículos vem ganhando espaço e se tornando cada vez mais populares mas, quais as vantagens desse tipo de serviço? Vale realmente a pena ter um carro por assinatura, que não é seu? Vamos comentar sobre algumas vantagens e também alguns pontos negativos que você deve colocar na balança quando for contratar um serviço como esse.
Vantagens e desvantagens
Além da possibilidade de "possuir" um carro zero km sem o custo de comprá-lo, os veículos por assinatura trazem algumas vantagens que os tornam realmente interessantes para aqueles que desejam um carro. Além de não precisar se preocupar com documentação, emplacamento e seguro, a manutenção do veículo fica totalmente por conta da empresa que oferece os serviços, fazendo com que o cliente fique totalmente despreocupado. Em casos de emergências, você também conta com atendimento 24 horas e, em alguns casos, pode acompanhar tudo pelo aplicativo da empresa. Sua preocupação é cuidar do carro e abastecê-lo.
Porém, como o carro "não é seu", alguns cuidados precisam ser tomados. No final do contrato, se não renová-lo, você deve devolver o carro pois, as parcelas não são cumulativas e, se deve devolvê-lo, ele deve estar da mesma forma que foi entregue a você. Logo, não são permitidas modificações e alterações no veículo e ele deve ser utilizado apenas por você e por pessoas incluídas no contrato. Emprestar o carro, de jeito nenhum! Além disso, normalmente são estipulados limites de quilometragem, então o automóvel não pode ser usado por motoristas de aplicativos como Uber, 99 e Cabify, a menos que seja um serviço destinado a tal utilização.
Então... vale a pena ou não?
A questão é: vale a pena? Para responder a essa pergunta será necessário que você faça alguns cálculos pessoais. Você deve levar em conta o custo da compra do carro que espera adquirir mais o custo para mantê-lo anualmente, como: IPVA, seguro, parcelas, pneus e etc. O custo anual de ter um carro novo. E comparar esse custo de um carro próprio com o do mesmo carro por assinatura. Para algumas pessoas o valor das mensalidades de um veículo por assinatura são mais em conta que o das parcelas de um carro zero. Algumas delas até aproveitam o dinheiro que deixaram de gastar na compra em investimentos, fazendo com que o plano de assinatura passe a valer mais a pena.
A decisão é sua! Para cada caso haverá uma melhor opção, não é uma resposta global para todos. Talvez para você, comprar um veículo usado ou seminovo seja a melhor opção (ainda mais se levar em conta o preço dos zero km atualmente). Faça as suas contas e descubra se para você, vale a pena ou não.
Ficamos por aqui, e desejamos que encontre a melhor opção! E se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares em suas redes sociais!
0 Comentários
Comenta aqui a sua experiência para ajudar os colegas!