Como ser um bom Profissional e entrar no ramo automotivo?

Preciso fazer Cursos para ser um bom Profissional?

    Fazer cursos definitivamente não é obrigatório para quem quer atuar no ramo automotivo mas, existem alguns quesitos que devem ser cumpridos por quem almeja trabalhar com veículos. A cada ano que passa, surgem novas tecnologias e sistemas cada vez mais avançados nos motores dos veículos e, se você quer atuar ou, já atua no setor automotivo, deve se atualizar constantemente sobre as tendências e tecnologias lançadas, já visando adquirir conhecimentos e ferramentas para receber os automóveis que levam essas novas implementações em sua oficina.

Motor de um veículo

Se olharmos para traz, na era do carburador, os profissionais que não buscavam se atualizar e não acompanhavam as tendencias do mercado foram pegos de surpresa com advento da injeção eletrônica, que estreou aqui no Brasil com o lendário Gol GTi 1989 que, inclusive, até hoje pode ser encontrado por valores de venda bem altos! Principalmente se estiver em bom estado de conservação. Esses veículos com injeção eletrônica já deram um bom "coro" nos profissionais da época que, querendo ou não, foram obrigados a aprender coisas novas e a buscar novos conhecimentos para realizar reparos e ajustes com ferramentas e equipamentos novos. Dos que não conseguiram acompanhar essas mudanças, alguns se especializaram em sistemas antigos para atender os veículos carburados que ainda circulam pelas ruas (o que é legal e extremamente importante para manter a existência dessas relíquias) outros porém, acabaram perdendo espaço para oficinas preparadas e melhor qualificadas para atender tais demandas.

Gol GTi década de 90

    Portanto, não é obrigatório ter diplomas e certificados de cursos mas, é muito importante se manter atualizado com as tendências e novidades do mercado. Existem muitos meios de se manter "em dia" com o mercado automotivo como: jornais, revistas, reportagens, programas dedicados e etc. Mas, em alguns casos, os cursos são realmente a opção mais interessante para os profissionais, pois, além de se manterem atualizados, já ficam preparados para atender esses tipos de serviços em suas oficinas, conhecendo os pontos mais críticos e problemáticos dos sistemas atuais de injeção eletrônica.

Onde encontrar boas fontes de conhecimento?

    Além do nosso Blog com dicas e materiais valiosíssimos você também pode contar com revistas, programas e até canais do YouTube dedicados ao setor automotivo mas, como já dissemos anteriormente, os cursos são muitas das vezes a melhor maneira de adquirir novos conhecimentos, pois, além de estarem atualizados com as tendências do mercado (pelo menos é como deveria ser...), estes cursos te preparam para realizar reparos e fornecem informações mais técnicas sobre os assuntos abordados, o que pode ser um pouco mais difícil encontrar nesses meios gratuitos e livres da internet.

    Algumas empresas fabricantes de peças do setor automotivo também possuem bons treinamentos online ou presenciais e, muitas das vezes, gratuitamente. Como é o caso da Bosch, MTE Thompson e Gauss, que possuem em suas plataformas, bons treinamentos e fontes de conhecimento para os profissionais da área. Claro que por ser um conteúdo gratuito, não podemos esperar que serão aulas capazes de substituir cursos técnicos por exemplo. Mas ainda assim, são ótimas fontes de conhecimento.

Que ferramentas eu preciso ter para começar?

    Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que querem começar no ramo automotivo! Quais ferramentas eu devo ter na minha oficina para começar a fazer serviços simples ou, quais equipamentos eu devo ter para começar, ou ainda: qual scanner ou rastreador eu preciso comprar para trabalhar com injeção eletrônica? E a melhor resposta para todas estas perguntas é: depende.

Caixa com ferramentas

    Depende do seu objetivo com essas ferramentas, do seu nível de conhecimento sobre tais ferramentas e equipamentos e sobre os veículos com os quais pretende trabalhar e depende do lugar onde vai atuar. Sim! Até mesmo o lugar ou região onde você mora pode influenciar e muito na escolha de ferramentas e equipamentos para montar sua oficina. Se você é de uma metrópole onde há vários tipos de veículos, desde carros novos e modernos a modelos mais antigos circulando, você vai precisar de um tipo de equipamentos. Se é de uma pequena cidade do interior onde "todo mundo conhece todo mundo", e há mais veículos antigos, ou mais carros novos, alguns tipos de equipamentos podem ser pouco necessários para o trabalho em si. Percebe como sua região pode influenciar nos seus equipamentos? Além disso, qual o seu objetivo? Trabalhar com mecânica em geral, funilaria e pintura, retífica e motores, injeção eletrônica ou alinhamento e suspenção? Ou quem sabe de tudo um pouco? Para cada um dos serviços citados são utilizados vários equipamentos de propósitos diferentes, portanto, é preciso saber, antes de tudo, em qual seguimento você vai seguir. Sugerimos que faça algo que goste pois, é sempre bom trabalhar com que gostamos. O trabalho se torna bem menos cansativo e passa a ter mais sentido.

    O seu nível de conhecimento vai decidir quais ferramentas precisam ser compradas agora e quais podem ser compradas depois. Se pretende realizar serviços de injeção eletrônica e ainda não sabe utilizar muito bem um scanner por exemplo, você pode começar com um scanner mais simples, com menos recursos que, em contrapartida será mais "barato". À medida que for "crescendo" e adquirindo uma melhor experiência, pode ir melhorando os equipamentos e comprando ferramentas mais específicas de uso mais técnico, como um Osciloscópio por exemplo. Nada o impede de começar com muitas ferramentas e equipamentos completos mas, para um começo, muitas delas podem não ser necessárias e ficarem obsoletas antes mesmo de você começar a usá-las. Fica aí a nossa dica!



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Tem alguma dúvida ou sugestão de conteúdo para o Blog? Comenta aqui! Quem sabe este seja o nosso próximo assunto?

    ResponderExcluir

Comenta aqui a sua experiência para ajudar os colegas!