Regulagem das Unidades UP de Mercedes

     Peguei um probleminha aparentemente simples de resolver mas, que rendeu quase a tarde inteira de trabalho, por isso, pensei que seria interessante compartilhar com vocês! Espero que gostem! Um conjunto de unidades Mercedes Benz para reparar e regular a corrente de atracamento de cada uma (algumas estavam com a mola quebrada).

    Testadas antes da desmontagem, todas estavam com valores parecidos (8.5 a 8.8 amperes no atracamento). Unidades lavadas, reparo interno trocado e corrente de atracamento regulada com aproximadamente 7,5A, conforme recomendação do fabricante (regulagem considerando já o tempo de uso do motor, por isso o valor mais baixo). Na última unidade, o valor da corrente de atracamento subiu para 9.8 amperes, antes de regular.



    É comum que isso aconteça em alguns casos, já que as peças foram desmontadas e lavadas, algumas poderiam estar com apertos incorretos (com parafusos apertados demais ou frouxos demais). Nesse caso deve-se lixar a placa intermediária para diminuir sua altura ou trocá-la por uma menor, para que o valor final do atracamento também diminuísse. Mas dessa vez, não adiantou! Tentei diminuir a placa intermediária, mudar o torque dos quatro parafusos da bobina, diminuir a folga da agulha mas, não passavam dos 9.5 amperes.

    Só nessa brincadeira já foram três horas tentando abaixar a corrente de atracamento desta unidade - já que os parafusos de fixação da bobina são bem problemáticos e precisam de bastante cuidado. Depois de todas essas tentativas eu finalmente decidi aumentar um pouco a placa de atracamento (a menor do meio), para ver se conseguia um valor diferente dos nove amperes. Com isso a corrente caiu para 5 amperes, e eu ainda tive de voltar a placa intermediária original, pois tinha colocado uma menor.


Só então pude perceber que a placa de atracamento havia sido lixada e estava "empenada". Um lado dela media cerca de 0,3mm de diferença do outro e, isso fazia com que o valor final de atracamento ficasse errado, já que um lado da peça estava com a superfície de contato mais próxima da bobina, comparado ao outro lado da peça.

    Resumindo: depois de desmontar e lavar a unidade, ela não atracava (não apresentava aquele estalo característico), apresentava corrente alta que, não diminuía pela placa intermediária e o problema  só pode ser resolvido depois de trocar a placa central (de atracamento). Quase quatro horas de serviço que podiam ter sido evitadas com uma pecinha de 4mm (na verdade 3,7mm).


Espero que essa experiência passada por mim possa te ajudar de alguma forma, e se você gostou desse tipo de conteúdo, por favor, não se esqueça de nos SEGUIR e COMPARTILHAR em suas redes sociais pelos botões aqui embaixo 👍 !

Te vejo na próxima 👊!




Postar um comentário

0 Comentários