Como economizar combustível? Dicas práticas de condução

 Como dirigir gastando menos combustível?

    
Com os preços dos combustíveis lá em cima, se torna cada vez mais difícil encher o tanque do carro.
Alguns proprietários de veículos tem deixado, inclusive, de abastecer com gasolina aditivada para abastecer com gasolina comum, ou até mesmo etanol, visando diminuir o gasto mensal ou semanal com abastecimento.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas valiosíssimas para você não só gastar menos combustível como também, aumentar a durabilidade das peças do seu veículo, reduzindo também os gastos com manutenção.


    Uma das melhores formas de economizar combustível é observando a rotação do motor enquanto dirige mas, vamos falar de outros detalhes que provavelmente você não sabia e que farão diferença na hora de abastecer.

Manter rotações altas

    Como dito anteriormente, uma das formas mais eficazes de diminuir o consumo de combustível do seu veículo é "tirando o pé do acelerador". O que significa que quanto mais você pisa no acelerador, mais o motor admite ar e, consequentemente, vai exigir mais combustível. Principalmente em bairros, onde geralmente andamos com marchas mais curtas como 2ª e 3ª marcha. Uma dica valiosa para economizar nessas horas é andar com marchas um pouco maiores e a rotação do motor um pouco mais baixa, sem forçar o motor, claro! Se for possível, prefira andar com 1500 a 2000 rpm em marchas mais longas como 3ª e 4ª. Você sabe quando está forçando o motor se ele tiver dificuldades para "empurrar o carro" e começar a vibrar. Então volte uma marcha para evitar danos ao motor, visto que isso faz com que ele trabalhe de forma "forçada", o que é prejudicial.


    Além disso, manter o motor acima dos 3.000 rpm em baixa velocidade pode não só gastar mais combustível como também ser prejudicial ao motor. Portanto, procure sempre conduzir o veículo com atenção e tranquilidade.

Ar condicionado ligado

    Com cada vez mais veículos e automóveis circulando nas ruas, fica complicado andar com o ar-condicionado desligado, não é mesmo? Por isso é importante utilizá-lo da forma correta.

    Quando ligamos o ar condicionado o seu compressor entra em funcionamento, sendo mais um componente que o motor precisa "tocar". Com isso, o sistema de injeção eletrônica modifica a quantidade de combustível injetado na tentativa de fazer com que o motor não perca desempenho.

    A recomendação é evitar utilizar o ar-condicionado com as janelas abertas, pois, quando em alta velocidade, as janelas abertas podem aumentar o arrasto provocado pelo ar externo no veículo, fazendo com que seja exigido mais esforço do motor. Também é válido desligar o ar depois que o a temperatura já estiver agradável, ou ainda, se disponível, utilizar a função de controle automático do ar-condicionado. Isso fará com que o ar fique ligado por menos tempo.

Trocas de marcha demoradas

    Procure sempre realizar as trocas de marchas nos intervalos corretos, não as prologando demais desnecessariamente. Manter o motor em altas rotações (acima de 3.000 rpm) em baixa velocidade pode causar danos ao motor, além de fazer com que o consumo de combustível aumente.

    Cada veículo possuí uma relação de marchas diferente. Fazer as trocas de marcha nos intervalos corretos prolongará a vida útil do motor do seu carro e fará com que ele trabalhe com o melhor desempenho possível.

Descidas em ponto morto

    Antigamente, quando os veículos eram equipados com carburador, era muito comum ouvir que descer serras e ladeiras com o carro em ponto morto economizava combustível. Essa prática, além de perigosa, é ineficiente com os sistemas modernos de injeção eletrônica!

    Os sistemas hoje em dia utilizam de uma técnica chamada Cut off (corte de combustível). O sistema "percebe" que o carro está descendo um morro ou ladeira utilizando freio motor e então ele "corta" o combustível que seria injetado no motor, fazendo com que esse combustível retorne para o tanque. Quando colocamos o carro em ponto morto ele fica em Marcha Lenta, para manter o motor funcionando e, por sua vez, precisa injetar combustível para isso.

    Além disso, descer com o carro em ponto morto pode fazer com que o sistema de freio não funcione corretamente, já que o motor está com a rotação baixa e, consequentemente, o sistema de freio é alimentado com menos vácuo, podendo comprometer o funcionamento esperado nesse tipo de situação.


Essas foram algumas dicas que eu tenho certeza, vão mudar sua forma de conduzir e farão com que você gaste menos na hora de reabastecer o seu carro.

Não se esqueça: deixe o seu comentário aqui embaixo e compartilhe essa postagem com mais pessoas, se ela foi útil e informativa pra você. Até a próxima! 👊



Postar um comentário

0 Comentários