Caminhão não pega, o que conferir?

O que fazer quando o caminhão ou caminhonete dá partida mas o motor não pega? 


Caminhão com motor exposto

Quando um caminhão, uma caminhonete ou um utilitário com motor a Diesel da partida mas não funciona, qual pode ser o defeito? Quais são os tipos de problemas mais comuns que acarretam esse tipo de problema do motor não entrar em funcionamento nos veículos com motor Diesel? Venha conferir com a gente, direto ao ponto e sem enrolação quais pontos você deve conferir e o que fazer para diagnosticar este tipo de defeito em qualquer veículo ciclo Diesel.

Fusíveis
Fusíveis

A primeira coisa a se fazer é conferir se não há nenhum fusível queimado, principalmente nos casos em que o motor apaga repentinamente, do nada. Caso exista quaisquer fusíveis queimados, devem ser trocados todos eles e realizar uma nova tentativa, para ver se o motor entra em funcionamento.

Normalmente quando queima um fusível relacionado ao sistema de injeção de combustível, a luz de injeção acende no painel e, em alguns casos o painel pode não acender algumas luzes. Observe se todas as luzes do painel acendem corretamente quando a chave de ignição é acionada. Se não, há uma grande chance de ser um fusível rompido.

Depois de conferir os fusíveis, observe se ao acionar a chave de ignição é possível ouvir o som da bomba elétrica de combustível acionando (válido apenas para veículos equipados com bomba elétrica de baixa pressão). Se a bomba de baixa pressão (bomba elétrica) não for capaz de alimentar o sistema com combustível pressurizado antes e/ou durante a partida, o sistema de alta pressão de combustível pode estar com ar. Nesse caso é necessário abrir um dos canos condutores e dar partida com ele aberto até sair bastante óleo por ele, para tirar a entrada de ar.


Common Rail e Tubos condutores
Common Rail e Tubos condutores

Nos veículos equipados com bomba manual no cabeçote do filtro separador de água, deve-se bombear a bombinha durante a partida até que o óleo saia limpo e sem espumas pelo cano condutor de combustível.

Cuidado! Excesso de pressão na linha de baixa com o motor parado, pode fazer com que mangueiras e conexões do sistema apresentem vazamentos e trincas, causando outros problemas que afetam o funcionamento do motor. Nos veículos com bomba manual, recomenda-se bombear o sistema durante a partida.

Se ainda assim o motor não pega e não tem pressão de combustível na linha de alimentação, confira se a válvula reguladora de pressão não está travada. Nos sistemas equipados com válvula de segurança no Common Rail (válvula de alívio), é possível fazer um teste desconectando a válvula e checando se chega combustível com pressão nos bicos. Se não, a válvula pode ter travado por sujeira ou desgaste.

Exemplo de uma válvula reguladora de pressão
Exemplo: Válvula M-Prop

Um passo muito importante e válido em todos os veículos é conferir os filtros de combustível, se não estão muito contaminados, obstruindo a passagem do combustível, a peneira e o tubo do pescador do tanque, se também não estão obstruídos e com sujeira, e conferir também se não há mangueiras furadas, amassadas ou cortadas na linha de combustível. São coisas muito simples que constantemente aparecem nas oficinas com problema por falta de manutenção e reparos preventivos nos veículos.

filtro de combustível sujo
Filtro de Combustível sujo

Confira também se o módulo do motor está mandando os pulsos de acionamento nos injetores, utilizando uma Caneta de Pulsos apropriada. Caso não esteja, pode haver alguma falha de estado crítico no sitema do motor, fazendo com que o módulo impeça o veículo de entrar em funcionamento.

Lembrando sempre que este tipo de manutenção deve ser feita por um profissional hábil, para evitar possíveis danos ao sistema do motor e também, evitar lesões e ferimentos ao proprietário e condutor.

Se gostou do conteúdo, por favor, não se esqueça de deixar seu comentário para ajudar os colegas e compartilhar em suas redes sociais pelos botões aqui em baixo! A gente se vê na próxima!




Postar um comentário

2 Comentários

  1. Amigo to com minha Frontier 2016 na estrada, ficou sem força e apagou, mecânico tirou o cabo do sensor rail e ela pegou porém sem aceleração, troquei o sensor e nada, Ágora ela só pega quando tirou o cabo da borboleta da tbi, porém fica em marcha lenta, pedal sem ação, o mecânico disse que o problema é eletrico e abandonou o serviço. Tem como vcs me ajudar, eu pago. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MARQUI! Seu caso parece ser algo relacionado ao sistema de combustível. É importante conferir todos os sensores e atuadores na linha de combustível.
      Por exemplo: verificar a marcação do sensor de pressão do Rail com um Manômetro para verificar se está trabalhando corretamente, testar a válvula reguladora de combustível (verificar se não está travada, queimada), etc. Todavia, caso tenha algum problema mecânico na linha de combustível (filtro entupido, injetor com problemas mecânicos, ou até problemas na bomba de baixa pressão) isso pode fazer com que o sistema entre em modo de emergência, não funcionando corretamente. É bom dar uma analisada mais profunda com um bom rastreador e testar as peças mecânicas em bancada para um diagnóstico mais certeiro.

      Espero que tenha conseguido te ajudar de alguma forma!

      Excluir

Comenta aqui a sua experiência para ajudar os colegas!