Problema no chicote do Vectra B 2.0 8v 97



    Há algum tempo, tive um problema com um Vectra GLS ano 1997 motor 2.0L 8 válvulas, em que o carro simplesmente "apagava o motor do nada". Com o motor em funcionamento, com o veículo parado ou andando, ele simplesmente cortava a alimentação do módulo de injeção eletrônica, como se alguém tivesse desligado a chave de ignição com o carro em movimento.

    O defeito surgiu depois que o carro ficou um tempo parado e foi necessário recarregar a bateria. Daí pensei então, que o defeito poderia estar relacionado ao sistema de carga da bateria, ou alimentação do módulo de injeção eletrônica.

    Pude observar que, quando o motor estava prestes a apresentar o defeito, a tensão posititiva no fio que alimenta o relé de injeção oscilava entre 7 e 11 volts com o motor ainda funcionando. Verifiquei desde o chicote que entra na ECU do motor, até a caixa de fusíveis no interior do veículo e todo o chicote e conectores pareciam estar em perfeito estado. O alternador funcionando perfeitamente. Os conectores do módulo e relés limpos, sem sujeira ou marcas de oxidação, e depois de algumas tentativas (sem sucesso) para encontrar o problema, o defeito simplesmente desapareceu.

    O defeito era intermitente, e podia acontecer tanto nos primeiros 5 minutos de funcionamento do motor, quanto na estrada, depois de horas dirigindo, mas, simplesmente sumiu.

    Mais de 3 meses se passaram e recentemente, o farol baixo do lado esquerdo parou de funcionar. Lampadas e fusíveis OK, fui conferir o chicote que sai da caixa de fusíveis no interior do veículo até o conector do farol e dessa vez, o fio parecia estar rompido em algum lugar no interior do veículo.

    Me deparei com estes três conectores, próximo ao pé esquerdo do motorista, responsáveis também por fazer a ligação do chicote que sai da caixa de fusíveis com o chicote que vai para o cofre do motor:


    Os fios do farol entram pelo conecctor azul (à esquerda da imagem) e vão para os fusíveis F6 e F24. E lá estava o problema do farol, e muito provavelmente, também o problema do defeito intermitente no sistema de injeção eletrônica, já que os três conectores estavam bem sujos. Abaixo algumas imagens mostrando a sujeira e a oxidação que encontrei nesses conectores:



    Problema do farol resolvido, e agora fico muito mais tranquio quanto ao defeito intermitente, que até então, eu não fazia ideia do motivo.

    Fica a dica pra quem, assim como eu, está com um defeito intermitente na alimentação do rele de principal, ou com um problema no chicote dos faróis do Vectra B anos de 1997 a 2005.

    Vale a pena dar uma conferida em como estão esses conectores. Como eu havia dito, todos os outros conectores estavam muito conservados e em perfeito estado, mas esses 3 em especial, precisavam de uma atenção extra, e eu não tinha os conferido antes.

    Espero que essa dica tenha sido útil e possa ajudar vocês também. Deixe aqui nos comentários se você já teve algum problema parecido com algum desses conectores.

    Confira também o artigo onde eu explico 
3 Formas de identificar um defeito no chicote do motor e esse outro sobre Como usar o multímetro.

    Até a próxima!



Postar um comentário

0 Comentários